JUNHO 10 - 16

Referência Bíblica

DIA 10 - 2 Crónicas 34-36; João 19:1-22
DIA 11 - Esdras 1-2; João 19:23-42
DIA 12 - Esdras 3-5; João 20
DIA 13 - Esdras 6-8; João 21
DIA 14 - Esdras 9-10; Atos 1
DIA 15 - Neemias 1-3; Atos 2:1-21
DIA 16 - Neemias 4-6; Atos 2:22-47

Até aqui, estudámos parte do Velho Testamento e o último Evangelho: João. Conseguimos ver e conhecer mais a fundo a história de Cristo nesta terra, e somos confrontados com a Sua santidade, capacidade de resposta e constância ainda que passando por tantas circunstâncias difíceis de rejeição, renúncia e acusação.

Mas, em todas as coisas pelas quais passou, Jesus manteve a Sua identidade firme e a convicção do Seu propósito. Ainda quando a dor falava alto e a angústia O apertava, Ele disse: “Se for possível afasta de mim este cálice. Mas seja feita a Tua vontade e não a minha”! Tanto que temos para aprender com Jesus!...

100% Deus, mas também 100% homem. Enfrentou lutas e dificuldades e ensinou-nos a lidar com elas também. Ele disse: “Neste mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Que verdadeiro para connosco! Ele nunca prometeu facilidades, pelo contrário, avisou-nos que existiriam dificuldades. Mas “tende bom ânimo”, “animem-se”, disse Ele. Não significa que nos animássemos DAS tribulações, mas que nos animássemos NAS tribulações. Claro que nenhum de nós se vai rir e alegrar por passar por momentos maus. A questão está se conseguimos alegrarmo-nos AINDA que passemos por situações más. E era a isso que Jesus se referia: “Alegrem-se quando passarem pelas aflições, ainda no meio delas, confiem. Porque Eu venci o mundo. Eu também passei por situações difíceis, mas ainda aí Eu venci. Então, comigo vencerás. Confia!”

E ainda hoje, essa é a mensagem Dele para nós: CONFIA! Só precisamos de encontrar esse lugar de encontro com Deus onde as nossas cargas são lançadas aos pés de Cristo e a Verdade de Jesus nos liberta! E esse lugar é já ali: aos pés da cruz Daquele que deu a vida por nós, venceu a morte e tornou-nos FILHOS DE DEUS!

Boa semana!  

DEVOCIONAL DA SEMANA: "MANTENHA DEUS EM PRIMEIRO LUGAR NA SUA VIDA"

Hebreus 11:6 – De facto, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

A maior chave para viver uma vida cheia das bênçãos e do favor de Deus é manter Deus em primeiro lugar da sua vida. Quando você coloca Deus em primeiro lugar e faz com que a sua prioridade seja agradá-Lo, pode esperar viver uma vida abençoada e plena. A Escritura declara: “Deus recompensa os que o buscam com sinceridade”. Observe quem Deus recompensa: não as pessoas que O buscam pela metade, nem as que O buscam quando têm um problema nem os que vão à igreja em raras ocasiões. Deus recompensa as pessoas que O buscam com sinceridade. Salmo 34:10 – “… os que buscam ao Senhor bem nenhum lhes faltará”.

Quando você busca a Deus diariamente com todo o seu coração poderá experimentar as coisas de Deus de forma frequente. Deus RECOMPENSA. A recompensa está preparada para aqueles que O buscam. Deus coloca até as coisas muito simples: Ele não diz que só recompensa quem O encontra. Ele recompensa quem O busca – se te levantas de manhã e me agradeces, lês a minha Palavra e fazes um esforço para agradar-me – dar-te-ei recompensa.

Jesus disse em Mateus 6:33 – “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas…”. Observe a chave: buscai primeiramente o Reino. Em outras palavras, não busque a bênção; busque aquele que abençoa. Não seja consumido pelas coisas. Não vá atrás do dinheiro, da fama, da fortuna. Vá atrás de Deus. se busca aquele que abençoa, Ele promete que todas estas coisas lhe serão acrescentadas. Não umas poucas coisas, todas estas coisas. Deus é um Deus de abundância. Quando o mantemos em primeiro lugar, não será capaz de conter todas as coisas boas que Ele trará até si. No lugar de perseguir as bênçãos, as bênçãos o perseguirão a si.

Muitas vezes acordamos de manhã e pensamos: não me apetece ler a Bíblia, não me apetece ir à igreja, estou cansado. Mas quando já desenvolvemos o hábito e vemos o benefício de como nos sentimentos refrescados e restaurados, quando buscamos a Deus e temos o seu favor, pensamos: não me posso dar ao luzo de não fazê-lo. Você perceberá que investir tempo com Deus é vital para viver uma vida vitoriosa.  

Buscar a Deus tem que ser para nós uma necessidade vital. Ainda que aconteçam muitas coisas temos que dizer: não, esta não é uma opção. Vou ser forte, vou ser o melhor que possa ser no dia de hoje, vou ter o favor de Deus por isso preciso de reordenar as minhas prioridades para que possa passar tempo com Deus. Tome tempo para investir no seu bem-estar espiritual. Alimentamos o nosso corpo físico pelo menos com três comidas ao dia, mas com frequência alimentamos o nosso espírito só uma vez por semana. E depois perguntamo-nos porque nos sentimos esgotados, sem entusiasmo e por que nos faltam o favor, a graça, a sabedoria e a criatividade. É porque não estamos a tomar tempo para nos voltarmos a encher. Assim como alimentamos o nosso homem físico, necessitamos alimentar o nosso homem espiritual. O investimento no nosso bem-estar espiritual trará enormes benefícios na sua vida.

A Bíblia diz que na presença de Deus há plenitude de gozo, plenitude de paz, plenitude de vitória. Aí é onde você é refrescado e restaurado. Tome tempo a cada dia para sentar-se em silêncio na Sua presença, orar e ler e Bíblia. Hoje em dia, a vida pode ser muito atarefada e ruidosa. Mas quando está a sós com Deus e coloca-o em primeiro lugar, o resto do seu dia irá correr muito melhor. Medite nas promessas de Deus, louve. Se O busca com sinceridade, intensidade e intencionalidade, colherá ricas recompensas e viverá a vida abundante que Ele te para si.