ABRIL 8 - 14

Referência Bíblica

DIA 8 - 1 Samuel 10-12; Lucas 9:37-62
DIA 9 - 1 Samuel 13-14; Lucas 10:1-24
DIA 10 - 1 Samuel 15-16; Lucas 10:25-42
DIA 11 - 1 Samuel 17-18; Lucas 11:1-28
DIA 12 - 1 Samuel 19-21; Lucas 11:29-54
DIA 13 - 1 Samuel 22-24; Lucas 12:1-31
DIA 14 - 1 Samuel 25-26; Lucas 12:32-59

Bem-vindo a mais uma semana! Continuamos neste desafio de leitura bíblica, agora conhecendo e explorando dois livros tão especiais com histórias tão profundas e cheias de vida para nós! Conhecer mais de perto as vidas reais das personagens do Antigo Testamento ou ler os Evangelhos, é ver a mão e ouvir a voz de Deus a cada instante!

Podemos aprender tanto! A Bíblia é a fonte de conhecimento para quem deseja conhecer mais de Deus. É a carta de amor escrita por Deus à Humanidade. A única forma de conhecermos a Sua vontade para as nossas vidas.

Lê-la e conhecê-la é uma decisão pessoal que pode afetar para sempre a nossa vida. A sua leitura e consequente prática na nossa vida, pode determinar não só o nosso hoje como o nosso amanhã. A Bíblia esconde segredos que o mundo está a descobrir agora. Já demarca princípios que, hoje, o homem descobre que podem fazer a diferença na vida de alguém.

Nas suas mãos, à medida que lê a Bíblia, tem a capacidade de aprender a tomar as decisões que lhe trarão vida, saúde e paz. Aproprie-se de cada promessa, de cada princípio, de cada pincelada de sabedoria. Jesus diz, na Sua Palavra, que tudo aquilo que nos conta é para que “a nossa alegria seja completa”. O desejo de Deus é que conheçamos as Suas promessas, vivamos os Seus sonhos e disfrutemos dos Seus planos de bem-estar! Tudo isso, para que “a nossa alegria seja completa”!

Para esta semana, além das referências bíblicas, deixamos um devocional que o vai fazer meditar na importância de nos aproximarmos de Deus e respondermos ao Seu convite. Qual irá ser a Sua resposta? Boa semana!

DEVOCIONAL DA SEMANA: "VINDE A MIM!"

Jesus era conhecido pela forma sábia e prudente com que falava às pessoas. Contava histórias que o povo entendia baseado em realidades que as pessoas experimentavam, de forma a explicar verdades espirituais.

A certa altura, Ele disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” – Mateus 11:28-30.

O convite que Jesus fez naquele tempo, é o mesmo que faz hoje, a cada um de nós! “Venham a mim…”! Que convite apetitoso! Tantas vezes imaginamos e sabemos a nossa responsabilidade de nos chegar a Deus, mas poucas vezes pensamos nisso como um CONVITE! Ele está a dizer-nos: “sei que têm cargas, problemas; às vezes, sentem-se cansados e a ponto de desistir. Mas Eu quero dar-vos alívio e descanso. Venham até MIM!”

Mais uma vez vemos Jesus a dar-nos espaço para tomarmos decisões. Ele convida. E a nós cabe responder. Ir a Ele é uma decisão. Trocar com Ele é uma atitude que nos cabe a nós. Sim, trocar. Porque Ele diz: “tomem sobre vós o meu jugo… que é suave e leve”. A nossa condição é de sobrecarga, cansaço, desânimo, depressão. Mas a Dele é de mansidão e humildade. O fardo Dele não é como o nosso; o Dele é suave e leve. Ele está a convidar-nos para uma troca: “dá-me as tuas cargas e Eu dar-te-ei o descanso”. 

Quando tomamos essa atitude, de nos chegarmos a Ele, de Lhe entregarmos os nossos fardos e trocarmos pelo Seu fardo leve, encontramos “descanso para as nossas almas”! Que mais quereríamos nós? Só descansa aquele que confia. Descansamos porque sabemos que não estamos sozinhos, que Aquele que nos convidou a trocar o fardo com Ele, é poderoso para perdoar, libertar e para dar uma vida nova com Ele!

Hoje o convite mantém-se: “VINDE A MIM”. Que resposta lhe vais dar?

“… escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade…” – Deteuronómio 30:19-20.

Ana Ferreira