1 – As crianças precisam de um sentido de significado
Inspirado no livro “Sete Necessidades Básicas das Crianças”
de John Drescher
1. As crianças precisam de um sentido de significado
Deuteronómio 6:5-7
“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”
Um sentimento saudável de valor pessoal é básico. Todos precisamos de sentir que somos importantes, que a nossa vida tem significado e é impossível viver se sentirmos que não temos valor ou se não gostarmos de nós mesmos. O grande mal dos sentimentos de inferioridade começa muito cedo na vida. Os seres humanos necessitam de ser notados, apreciados e amados como são.
Exemplo:
“Certo dia, um grupo de crianças foi conhecer uma leitaria. No final da visita, o professor perguntou:
– Alguém quer fazer perguntas?
Uma mãozinha levantou-se:
– O professor viu a minha camisa nova?”
A criança sempre procura atenção. Se não for notada quando expressa o comportamento certo, ela vai procurar fazer algo, nem que seja derramar o leite na mesa, mandar coisas para o chão ou agir de forma destrutiva. Alguém uma vez disse: “umas palmadas são preferíveis à indiferença”.
Por exemplo: quando se sente ignorada, a criança pode não comer adequadamente, pode gritar ou berrar em lugares determinados, pode ter ataques de raiva ou estragar brinquedos, só para chamar a atenção. Se este “ignorar” não for sanado desde criança, estas crianças são as que,…..
Continua a Ler no Blog da Ana Ferreira em: www.anamferreira.pt